Sat, 27 Jun | Centro Cultural Banco do Brasil - SP

DO PALAIS A PARIS - 100 ANOS DOS OITO BATUTAS

Em abril de 1919, os “Oito Batutas” fizeram sua estreia no elegante Cine Palais, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Três anos mais tarde viajariam a Paris, e após esta viagem se consagrariam como um dos grupos musicais mais importantes da história da música brasileira.
A inscrição está fechada
DO PALAIS A PARIS - 100 ANOS DOS OITO BATUTAS

Horário e local

27 Jun 2020, 19:00
Centro Cultural Banco do Brasil - SP, R. Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01012-000, Brasil

Informações

Em abril de 1919, os “Oito Batutas” fizeram sua estreia no elegante Cine Palais, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Três anos mais tarde viajariam a Paris, e após esta viagem se consagrariam como um dos grupos musicais mais importantes da história da música brasileira, além de ser o primeiro grupo nacional a levar a nossa música popular para o exterior. Agora, em comemoração aos cem anos de sua primeira apresentação, o Centro Cultural Banco do Brasil – BH recebe, a partir do próximo dia 15 de janeiro, a estreia nacional do projeto “Do Palais a Paris – 100 anos dos Oito Batutas”, uma série de quatro shows protagonizados pelo Conjunto Época de Ouro que receberá músicos e intérpretes contemporâneos.

Os Oito Batutas revolucionaram a estética musical da época, incorporando novos elementos e sonoridades à nossa música popular através do contato dos seus integrantes com os músicos de jazz e de outros gêneros musicais, em sua viagem a Paris em 1922.

Os espetáculos apresentam as diferentes fases dos Oito Batutas e abordam diversos gêneros musicais e ritmos que marcaram a trajetória do grupo como maxixes, corta-jacas, batuques, cateretês, choros, sambas, toadas, lundus, emboladas, cocos, foxtrotes, ragtimes e shimmies.

A série de shows tem direção musical do maestro e pesquisador Antonio Seixas, apresentação do ator, produtor e sambista Haroldo Costa e, como anfitrião, o Conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim em 1964.

A proposta do projeto “Do Palais a Paris – 100 anos dos Oito Batutas” é apresentar a versatilidade da música brasileira e sua história através das vozes de Dudu Nobre e Fabiana Cozza, além do clarinete/saxofone de Nailor Proveta e da flauta/saxofone de Lucas Brito, reunindo nomes consagrados e novos talentos da MPB, que possuem em comum uma profunda ligação com o choro e o samba.

Compartilhe